quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O Problema da preservação digital

Resumo: De forma direta este texto expõe alguns problemas em torno da preservação digital. Aponta dentre as ações necessárias a esta perspectiva a necessidade de manter o documento arquivístico na sua integridade quanto à autenticidade e fidedignidade. E neste aspecto verifica que é preciso não simplesmente salvar cadeias de bits, mas também de interpretar o seu significado, implicando direto na questão da obsolescência tecnológica como desafio a ser gerenciado em termos de recurso.

Palavras Chaves: Preservação Digital, Documento Arquivístico Digital, Obsolescência Tecnológica, Cadeias de Bits.
As dificuldades a respeito da preservação digital se apresentam nas ações de alterar, apagar, sobrescrever ou mesmo perder o documento arquivístico digital. Todos estes problemas trazem à tona a questão da autenticidade e fidedignidade do documento arquivístico. Neste sentido, é preciso assegurar a estabilidade e fixidade das informações no documento, além da garantia do acesso a longo prazo.
Um dos problemas da preservação digital é enfrentar a obsolescência tecnológica, a fragilidade das mídias e a grande variedade de documentos e formatos.
As ações da preservação digital esbarram em alguns desafios que se impõem atualmente para os profissionais da área, como a obsolescência tecnológica, a fragilidade das mídias e a grande variedade de documentos e formatos.
A preservação digital altera o objeto físico e o objeto lógico com o objetivo de manter o acesso e a longevidade do objeto conceitual. Neste contexto de dificuldades, salvar os bits é necessário, mas não suficiente, pois mesmo preservando a cadeia de bits é preciso que o seu significado seja interpretado. De acordo com a Profª Margareth da Silva, a maioria dos arquivos contém informações cujo significado só pode ser explicitado pelo software que os criou, ou seja, o problema da preservação reside no fato de que, com o passar do tempo, o documento não estará mais acessível.
Considerações Finais
A preservação digital, dentre inúmeras problemáticas que tem suscitado, evidencia no que se refere àquelas informações tidas como relevantes e de valor permanente, a necessidade de garantir uma preservação a longo-prazo de um conjunto de recursos inerentes aos meios digitais. E, esta perspectiva de preservação tem como objetivo garantir que tais informações sejam mantidas com pleno potencial de acesso em todo o ciclo de vida dos documentos.
Neste contexto é imprescindível, portanto, identificar o documento arquivístico digital, bem como manter intactas suas características informacionais imbricadas em cada elemento. Considerações essenciais para se verificar a integridade deste tipo de documento, implicando direto em sua autenticidade e fidedignidade como valores capazes de atribuir aos documentos poder como instrumento de apoio à administração, bem como para consultas tanto de cunho cultural como no que se aplica ao desenvolvimento científico.
Referências:

SANTOS, Vanderlei Batista dos; INNARELLI, Humberto Celeste; SOUSA, Renato Tarciso Barbosa de. Arquivística: temas contemporâneos: classificação, preservação digital e gestão do conhecimento. 3ª ed: Distrito Federal: SENAC, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário