quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O que é um blog?

Resumo: Este texto busca entender o significado de Blog sob a perspectiva dos produtores de conteúdo. Verifica que se apresenta como ferramenta de auto-expressão e sua funcionalidade implica na utilização da linguagem. O que pode aproximá-lo da ideia de “diário digital”. Abre espaço para diálogo com os leitores como canal de comunicação. E constitui-se como uma página da web que disponibiliza componentes funcionais para auxiliar no gerenciamento dos conteúdos.
Palavras Chaves: Weblog, Blog, Diário Digital, Página da Web, Ferramenta de Auto-expressão, Objeto Digital.

Blog é hoje parte deste universo das tecnologias digitais. E é uma ferramenta com potencial para contribuir na produção e disseminação de saberes. Não carece de conhecimentos específicos de computação e é caracterizado pela fácil utilização, pois qualquer pessoa pode ter um blog para criar, alterar e comentar o que é publicado.
Conforme verifica-se no texto “Blogs e as práticas de escrita sobre si na internet” de Fabiana Komesu, Blog advém do termo weblog, e pode ser entendido como “arquivo na rede”. Sua atenção é voltada para o fato de que as produções da internet têm por base a escrita, e sob este viés busca compreender a importância da linguagem na Internet e o efeito que a Internet pode exercer na própria linguagem.
Os blogs surgem em “agosto de 1999 com a utilização do software Blogger, da empresa do norte-americano Evan Williams”. Sua concepção se apresenta como alternativa para publicação de textos on-line como ferramenta de fácil uso, disponibilizando meios para produção, atualização e manutenção de conteúdos sem a necessidade de conhecimento especializado em computação, bem como, atualmente, é hospedado por vários provedores sem custos.
A análise da Fabiana Komesu insere-se nos aspectos linguísticos no que se refere à viabilidade de produção textual possibilitada por esta ferramenta em dois aspectos: como esta atividade se dá na utilização e articulação de um suporte material, e no que se refere a uma prática discursiva sobre si. Neste contexto interessa verificar como a utilização do Blog como suporte implica na organização de conteúdo no ambiente digital enquanto rede social interativa e dinâmica.
Os blogs são criados a partir de ferramentas como o Blogger, e podem ser entendidos como diários digitais, virtuais ou on-line. Segundo Fabiana Komesu, este é uma ferramenta de auto-expressão, e dentre os as características que atribuem esta página da web como diário encontra-se:
a)  o traço pessoal que cada autor pode inferir na produção; e
b) o cabeçalho com indicação da data de produção, marcando o tempo de forma automatiza pelo programa;
E, no que se refere ao espaço em que ocorre a produção, a internet viabiliza na publicação de cada texto visibilidade por toda comunidade com acesso a rede internacional de computadores; verifica-se a rapidez com que o que escrito pode ser publicado e imediatamente veiculado na rede; mas, também é apontado como “extremamente” fugaz, porque pode ser prontamente substituído ou apagado do espaço de sua circulação.
Quanto ao suporte, este é interativo, seu autor pode escolher os componentes de composição da sua interface, e pode ser continuamente atualizado, abre possibilidade de utilização para leituras de páginas hipertextuais através de links, aceita não apenas textos, mas imagens, áudio, vídeos, e evidencia-se como interativo canal de comunicação, pois abre espaço para o leitor dialogar com o autor, constituindo-se não apenas num espaço de compartilhamento de ideias, mas também com grande potencial para uma produção colaborativa.
E por fim confere-se o aspecto da intertextualidade. O leitor tem através dos links, acesso a diversos textos, que podem incorrer na citação de textos para textos, de forma não linear. Assim, se a intertextualidade confere a relação entre textos que apresentam afinidades em razão de elementos com características semelhantes, nas páginas da web, esta relação pode ser conferida diretamente pela conexão entre os textos.
Considerações Finais
Um Blog pode ser compreendido como um gerenciador de conteúdo. Possui diversos componentes funcionais de fácil utilização que possibilita ao usuário personalizar sua interface, bem como gerenciar tanto os aspectos de produção de conteúdo do próprio blog, como no que diz respeito à moderação na abertura de diálogos entre os leitores que podem inserir comentários, o que confere a este instrumento a qualidade de canal de comunicação.
É uma ferramenta que pode ser utilizada para diversos fins que implique na produção e disseminação de conteúdos, e possui capacidade para armazenamento automático que se dá de forma cronológica em relação às datas de publicação.
Constitui-se como uma página da web com potencial de publicação de textos, vídeos, fotos e imagens diversas, áudio, bem como disponibiliza meios de acesso a documentos em outras páginas através de links. Afigura-se assim, o significado de objeto digital dinâmico e interativo.
Como objeto digital inserido nas redes sociais virtuais, apresenta-se como uma ferramenta de auto-expressão e permeia nesta concepção a ideia de suporte de conteúdo
Referências:
KOMESU, Fabiana. Blogs e as práticas de escrita sobre si na internet. Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional NEHTE.

Disponível em: <http://www.ufpe.br/nehte/artigos/Blogs-Fabiana-Komesu.pdf>

Nenhum comentário:

Postar um comentário