quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Perspectivas de preservação do blog

Resumo: Esclarecimentos de como preservar o blog criado pelo grupo se fazem necessários, e este texto procura levantar ideias que podem influir na forma de preservação a longo-prazo do blog Preservação Digital 5. Estas ideias são, contudo, apontamentos introdutório sobre este assunto no intuito de suscitar mais questionamentos que possam de fato apresentar alternativas mais efetivas em torno deste tema.
Palavras Chaves: Segurança da Informação, Preservação de Documentos Digitais, Meio Digital, Suporte, Conteúdo.
Pensar nas perspectivas da preservação de um blog ou qualquer tipo de plataforma digital é retomar os diversos aspectos abordados aqui, ao longo das discussões em sala de aula, além dos tópicos tratados no próprio blog.
A questão da segurança da informação perpassa também pela ferramenta utilizada pelo blogueiro, o computador. Já que todas as ações do blogueiro giram em torno do computador, deve-se atentar para o fato de que é necessário o uso de antivírus, cuidados com hackers, ativação do firewall do Windows, entre outros. E, este fator decorre da necessidade de manutenção do meio de produção como canal em que o blogueiro se conectará para acessar a sua página de blog na web.
A resolução da UNESCO considera urgente a necessidade de salvaguardar os patrimônios culturais digitais, garantindo assim o acesso continuado aos conteúdos e à funcionalidade dos registros eletrônicos autênticos em prol da preservação e do acesso aos documentos, para assegurar os direitos dos cidadãos.
A preocupação pela preservação dos documentos digitais também é relatada por Rondinelli (2002), que considera que "os documentos eletrônicos exigem mais, uma vez que são constantemente ameaçados pela fragilidade do suporte e pela obsolescência tecnológica". Este artigo de Rondinelli também leva em consideração que no meio digital o suporte e o conteúdo são perfeitamente separáveis, e esta separação permite a migração contínua de mídia, a qual acontece forçosamente devido à fragilidade da mídia e à obsolescência tecnológica. Porém, ela também salienta que esta migração aumenta a possibilidade de adulteração e a garantia da fidedignidade e autenticidade torna-se mais complexa e complicada.
Os dez mandamentos da preservação digital podem nos ser úteis, já que determinam e orientam nossas ações quanto à preservação dos documentos eletrônicos. Seguir estes mandamentos já ajudaria muito na manutenção do nosso blog:
1. Manterás uma política de preservação;
2. Não dependerás de hardware específico;
3. Não dependerás de software específico;
4. Não confiarás em sistemas gerenciadores como única forma de acesso ao documento digital;
5. Migrarás seus documentos de suporte e formato periodicamente;
6. Replicarás os documentos em locais fisicamente separados;
7. Não confiarás cegamente no suporte de armazenamento;
8. Não deixarás de fazer backup e cópias de segurança;
9. Não preservarás lixo digital;
10. Garantirás a autenticidade dos documentos digitais.
A consideração destes mandamentos norteará na verificação das páginas da web como objeto digital. Contudo, verifica-se a necessidade do tratamento auferir-se sobre as questões dos metadados.
No que se refere ao Blog tem-se um tipo de documentos de suporte e formato de forma periódica. O estabelecimento de formatos digitais garante seu acesso no futuro, diminuindo problemas de preservação. A solução, portanto, seria a utilização de padrões aplicados a este formato abertos e/ou de uso gratuito, possibilitando a independência do ambiente computacional (hardware e software). Desta maneira, a adoção de padrões de formatos abertos popularmente utilizados e que não necessitam de um software proprietário para seu acesso garantem a acessibilidade contínua do blog e documentos digitais constantemente.
Considerações Finais
De acordo com INNARELLI (2009), com o avanço das novas tecnologias e o aumento dos acervos digitais, muitos acervos analógicos estão passando pelo processo de migração para o digital. Este assunto a respeito da preservação digital é complexo e recente, não se restringindo ao estudo das mídias, técnicas de backup, técnicas de migração, técnicas de autenticação, entre outros, devendo ser estudo de maneira interdisciplinar. Cabe aos profissionais da informação a garantia da preservação e manutenção do documento digital, conforme destaca Innarelli, muitos estão sendo perdidos.
Referências:
RONDINELLI, R.C., Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos, Rio de Janeiro, Editora FGV, 2002.
SANTOS, Vanderlei Batista dos; INNARELLI, Humberto Celeste; SOUSA, Renato Tarciso Barbosa de. Arquivística: temas contemporâneos: classificação, preservação digital e gestão do conhecimento; 3ª ed: Distrito Federal: SENAC, 2009.
http://www.latindex.org/ciri2010/parte_03/03_09/03_09_03.html Acesso em 23/01/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário